Eu sempre quis falar isso, mas nunca tive coragem de escrever, mas hoje decidi dar um basta e botar pra fora, as pessoas não respeitam os profissionais da arte, sejam eles fotógrafos como eu, cinegrafistas, designers, músicos e etc.

Antes de começar, deixa eu te contar um pouco do meu trabalho:


Eu trabalho com fotografia a 5 anos, como freelancer, eu trabalhava em uma área nada a ver, fotografo porque me identifico, gosto muito, e investi em bons equipamentos para fotografar com qualidade, não com intuito de se tornar minha unica profissão, minha vocação sempre foi o magistério, e a fotografia para mim é uma arte, que guarda momentos da vida das pessoas, para que elas se lembrem no futuro.

Eu como fotógrafa me sinto no dever de dizer, fotógrafos não são reconhecidos por seu trabalho, salvo aqueles que já ganharam seu lugar ao sol, e trabalham para revistas, já nós meros mortais que fotografamos pessoas, eventos e casamentos, temos que conviver com o descaso dos clientes.

A pessoa quer o casamento do ano, gasta horrores com o buffet, o espaço da festa, o vestido, a decoração, tudo pronto e perfeito, daí ela lembra lá por ultimo do fotógrafo, oque é uma festa sem fotógrafo não é mesmo? com o orçamento estourado, a pessoa vai até o fotógrafo pedir orçamento (até ai, nenhum crime) eis que quando o profissional passa o orçamento, parece que baixa o espirito muquirana e a pessoa acha ruim, acha caro, quer desconto, quer que parcele a perder de vista, não quer dar sinal, não quer isso, não quer aquilo, mas quer o álbum completo com 350 mil fotos, álbum impresso da melhor qualidade, quer que você cubra todo o evento, desde da hora que a noiva acorda, até a hora que os pombinhos entram no quarto, mas não quer pagar nem metade do proposto, e ainda quer parcelar, e o discurso é sempre o mesmo: "Eu gastei tudo com a festa, foi muito caro, o vestido, as flores, o cara#$% a quatro, a casa, a mobilha, to com o orçamento apertado/estourado me ajude, tô desesperada, tenha dó de mim, misericórdia, não posso ficar sem foto, não tenho dinheiro agora, te pago daqui a 30 dias, parcele pra mim em não sei quantas vezes, me ajude, pobre de mim!" é triste!

Eu particularmente acho isso uma falta de respeito, não sei se é do conhecimento da sociedade, mas fotografo come, bebê, faz xixi, paga imposto, água, luz, telefone, o carro não anda sozinho, a câmera não caiu do céu, então você na hora de fazer o planejamento do seu evento, casamento, festa de aniversário, porque não colocou na da planilha o gasto com fotógrafo? porque me digam, PORQUE? Entre as coisas mais importantes da festa de casamento é o fotógrafo crianças, o fotógrafo! Afinal, como você vai guardar a recordação do dia mais importante da sua vida sem ele? E se é tão importante assim porque você não guardou uma quantia para esse despesa? Me expliquem por favor!

Dai você pensa oque? que o profissional é obrigado a ficar com pena, aceitar parcelar a perder de vista, sem sinal, cobrir o evento do inicio ao fim, sem ter nem um trocado pra por  gasolina no carro, e tomar um cafezinho na padaria, porque afinal, o fotógrafo não é humano, não paga contas, ele trabalha porque gosta apenas, ele não precisa de dinheiro!

Dai tem outro caso, o das sessões fotográficas, eu não quero muito entrar na discussão a respeito das sessões, mas só vou fazer um pequeno comentário que deu vontade de mandar a pessoa dar uma volta e ver se eu tô na esquina "Nossa tá caro para mim, eu sou estudante, sabe como é né, tem como fazer metade do preço?" OQUE minha filha tu bebeu? está sob efeitos de tóxicos? ou bateu a cabeça mesmo? Eu também ESTUDO, e meu estudo não é barato, e nem por isso quando comprei minha câmera a loja me deu 50% de desconto! 

Antes de pedir desconto pros profissionais da arte, pense bem, ELES SÃO SERES HUMANOS, eles tem NECESSIDADES E DESPESAS, e trabalham para ganhar dinheiro, você por acaso chega em uma "Casas Bahia" da vida e diz pro vendedor: "olha moço, eu tô com problema financeiro, você pode me vender essa TV de led 3D, 60 polegadas da Sony por 500 reais? porque eu só tenho isso no momento, ahhh e quero parcelar em 50x sem juros viu, sem entrada!" Você diz isso? provavelmente não é, então por favor, RESPEITO É BOM E EU GOSTO, e também é de graça!

Nem preciso falar sobre trabalhar de graça em troca de divulgação né? ok...beijos!




Deixe um comentário

Tecnologia do Blogger.